segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Qual biscoito devo comprar??



Estava fazendo compras e resolvi dar uma olhada detalhada nas novidades sobre bolachas e torradas, quando me deparei com as bolachas integrais da nestlé (rotulo - biscoito integral salgado - feito com cereal integral), e observei o selo de "aprovado" da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Essas coisas me intrigam, e resolvi comparar as bolachas ou biscoito salgado levissimo cracker integral da Bauducco. Em ambos aparece o dizer 0% de gordura trans. Primeira coisa importante de se esclarecer para o público mais leigo é que pela ANVISA o fabricante pode colocar este termo desde que na porção que ele indica para consumo, não haja gordura trans. Ex: a Bauducco indica a porção de 30g que são 6 e 1/2 biscoitos, ou seja, se vc consumir mais, estará consumindo gordura trans. E se comprova que há gordura trans nas duas marcas pois em ambas aparece o termo na composição, gordura vegetal, que é uma tapeação para gordura vegetal hidrogenada, fonte de gordura trans.
MAs o que mais me chama atenção é fato do selo da SBC no produto Nestle. Segundo o selo, escrito no proprio rotulo e chancelado pela SBC, o produto com este selo contem quantidades adequadas de gordura total, gordura saturada, colesterol, sódio e fibras. Então vamos lá: na mesma porção de 30g, teor de gordura total do biscoito Nestle = 5,5g e Bauducco = 4,5g; teor de gordura saturada: Nestle = 1,3g e bauducco = 0,6g; Teor de sódio Nestle = 214mg e Bauducco = 90mg. Veja caro leitor: o produto Nestle tem mais gordura total, tem mais gordura saturada e tem mais sódio. Pior, pelas diretrizes da propria sociedade, todo alimento e/ou produto que na sua porção apresentar mais de 100mg de sódio, deve ser considerado como fonte de sódio, portanto inadequado para alimentação saudável. Basta ver os ingredientes: sal, bicarbonato de sódio, pirofosfato de sódio e metabissulfito de sódio. O colesterol é 0 nos dois produtos por não conterem nada de origem animal (no caso da bauducco tem soro de leite, que é uma porção proteica, logo sem colesterol). Querido visitante ou seguidor, cuidado com os rótulos.

obs: uma pequena lembrança. A Nestlé é grande patrocinadora de eventos médicos, já a Bauducco....

obs: o produto que falo é um pouco diferente da foto, pois tem escrito abaixo do integral " nova fórmula" e ao lado do 170g vem escrito, "biscoito integral salgado".

3 comentários:

Marília Fernandes disse...

Olá Henrique!

O que a ganância pelo dinheiro não faz não é mesmo? Corrompe as pessoas e engana os desavisados.
Sempre fui implicada com Nestlé, que pra mim nada mais é do que uma empresa que vende tranqueiras com discurso de saúde.......só o discurso.....agora estes selinhos da SBC me poupe......É pra inglês ver..

Um abraço,

Marília

Unknown disse...

Henrique tudo bem?
O que eu não consigo entender é o fato do selo da SBC. Para se ter um selo desse não deveria ter um estudo da SBC para o produto ser realmente aprovado? Então qual a relevância do produto ter esse selo?

Unknown disse...

Querida gabi, isso chama-se Markenting...Teoricamente existe uma banca de avaliadores do produto que é da SBC que aprova ou não o uso do selo. Daí por diante vc tira suas próprias conclusões, comparando inclusive outros produtos.