sábado, 29 de agosto de 2009

Gomas de colágeno para suplementação

A Marina, uma aluna minha de graduação perguntou sobre o uso das gomas como opção de suplementação. As gomas (por lei não podem ser chamadas de balas ou jujubas)são ótimas opções especialmente se manipuladas sem corante e se for para fazer prescrição de nutrientes ou CBA´s ou fitoterápicos limitados (número pequeno de substâncias dentro da goma. . Tentar fazer um polivitamínico por exemplo aumenta o risco de interação entre os componentes e perda de estabilidade. A base delas é colágeno e vc pode utilizá-la apenas para suplementar este nutriente, mas pode acrescentar outros componentes. Exemplo: taurina, 75mg. Ou associar o efeito sacietógeno do colágeno e acrescentar slendesta e psyliium. Das que eu conheço, a farmácia Essencial está com um sistema de preparo muito interessante, e eles fazem na hora em que chega a receita; não existe nada previamente pronto e há análise para garantir a estabilidade dos componentes (é só solicitar os laudos, como todo nutricionista deve fazer). Detalhe: se não me engano, acima de 4 componentes, ela precisa ser guardada em geladeira, mas sempre vem esta orientação no produto manipulado.

6 comentários:

Unknown disse...

Obrigada professor, por esclarecer.
Mas gostaria de saber mais sobre o assunto você pode me indicar alguma local pra procurar, ou trablhos?
Marina Costa

Dr Michelle Sanz disse...

olá henrique, sobre as gomas de colageno, tenho uma duvida, o colageno é absorvido pelo trato digestivo? sou fisioterapeuta e trabalho com estética e varias pacientes minhas tomam, estou com esta duvida, se puder me esclarecer... meu email:michellesanz@gmail.com

Dra. Renata de A. Melo disse...

Olá Henrique, quais os valores de referência para o colágeno e psyliium em gomas?
Att,

Unknown disse...

Renata não existem referências, porque depende da estrutura do ativo que vc quer colocar e do tamanho da goma. Vc precisa perguntar na farmácia de manipulação que vc pretende que o seu paciente vá manipular. Um abraço.

Maria INes disse...

Professor, existe a L Taurina 75 mg sem ser manipulada? E quando é manipulada apresenta-se sempre como tablete sublingual?
Obrigada

(inesguaranys@viacabo.com.br)

Unknown disse...

Maria, sim existe, já vi em São Paulo, em BH. A taurina sublingual na Farmacia Essencial pode ser oferecida na forma líquida, pastilha ou minicomprimidos.