terça-feira, 27 de outubro de 2009

LDL faz bem!!

Mais uma vez venho fazer esta afirmação, e não estou sozinho nela. Tenho feito buscas sistemáticas na literatura por ser um assunto que gosto muito e que envolve milhões de pessoas. Um trabalho de 2007 por exemplo mostrou que LDL muito baixo aumenta o risco de sepse, febre e canceres hematológicos. MAs este foi apenas um artigo, mas o mais convincente na literatura é uma metaanálise que observou 23 estudos de pessoas em uso de estatinas. Estatinas fazem parte da classe dos medicamentos para tratamento da hipercolesterolemia por inibir a enzima hepática HMG CoA redutase, mas seus efeitos colaterais sem sido vastamente estudados, mas infelizmente por motivos conhecidos, não são divulgados. Neste trabalho que cito, fica clara a relação entre os níveis muito baixos de LDL e câncer, por alteração de enzimas hepáticas, ou seja, pessoas que tem LDL muito baixo podem apresentar redução de fatores protetores contra câncer. Um trabalho mais novo deste ano, também mostra isso, mas em pacientes diabéticos com LDL muito baixo e com alto risco de câncer. Minha visão atual, o problema é o excesso de LDL na circulação, o tempo que estas partículas permanecem ns circulação, o quanto são modificadas na sua estrutura de membrana, e no conteúdo interno. Nuticionalmente podemos modular todos esses aspectos. Quem tem acompanhado os cursos que ministro observa bem estes detalhes. Clicando aqui vc observa outra postagem sobre LDL e câncer.

4 comentários:

aparaibatem disse...

Gostei do post twittei e creio que repercutirá bem o assunto que vc traz para reflexão e pesquisa.
Linda

Unknown disse...

Obrigado Linda, vc tem acompanhado mesmo.

Glaucia disse...

Henrique,

Ha mais ou menos 02 anos conversei com um medico sobre isto, cheguei a ver LDL = 24, depois te mostro o exame, mais desejo discutir mais sobre este assunto.... MUITO INTERESSANTE..
a proposito, vc já correlacionou esta reduçao da LDL com a Sindrome de Gilbert? onde ocorrem alteraçaoes nas bilirrubinas? Vi um exame com LDL baixa e diagnostico de S. Gilbert//// interesante nao? vou tentar investigar isto mais profundamente.. se vc tiver alguma informaçao me envie por favor..

Abraços

Glaucia

Marcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.