sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comer a noite engorda?


Já postei algo sobre isso aqui e quero abordar hoje um outro aspecto que é patológico. Artigo publicado este mês (cliquei aqui para ler o artigo na integra), mostra que uma doença chamada SÍNDROME DOS COMEDORES NOTURNOS ou SÍNDROME DO COMER NOTURNO (NES ou SCN), está relacionada à disfunções neuroendócrinas, especialmente à deficência de alguns neurotransmissores, que acabam afetando o ciclo circardiano provocando um apetite insaciáveil no período noturno. Nesta situação, as vias metabólicas para formação de gordura estão mais ativas e a insulina sofre mais resistência, provocando inflamação e obesidade. Segundo o trabalho, a NES ou SCN é de 2,5 e 2,8 vezes mais comum em homens e mulheres obesos, em comparação com os homens e mulheres de peso normal. Novamente, evite consumo excessivo no período noturno e, para regular seu ciclo circadiano, não deixe de tomar um belo café da manhã e não pule refeições.

Em tempo: clicando aqui, vc acessa um link para ver mitos e verdades sobre a obesidade; o que é fato e o que é ficção, baseado em artigos científicos.

obs: só em revista em quadrinhos como a da Magali, que alguém consegue comer tanto, em qualquer horário, atacar a geladeira a noite, e não ganhar gordura. Não faça isso.

Nenhum comentário: