sexta-feira, 22 de maio de 2009

Diferença entre alergia e intolerância alimentar


Vou tentar explicar de forma simples para que muitos possam entender. A alergia ocorre quando o sistema imunológico (sistema de defesa do corpo) passa a acreditar que uma substância alimentar se tornou um antígeno, ou seja, algo perigoso e que não pertence ao nosso metabolismo. Para se defenderem dessas substâncias, as células do sistema imune produzem moléculas chamadas imunoglobulinas ou anticorpos. Então, essa reação estimula outras células especializadas, os mastócitos, a liberarem uma substância chamada 'histamina'. Ela provoca sintomas alérgicos que podem afetar o sistema respiratório (asma, tosse), digestivo dor abdominal, vômito, diarréia), a pele (urticária) ou o sistema cardiovascular.

Os alimentos frequentemente envolvidos na alergia alimentar são os que possuem alto teor de proteína, seja vegetal ou animal. Em geral, pessoas que comem muito rápido não digerem adequadamente estas proteínas e acabam absorvendo pedaços de proteína ou até mesmo proteínas inteiras, o que desencadeia a reação alérgica. Entre os alimentos que mais apresentam reações alergênicas encontram-se o trigo, as nozes, o camarão, os mariscos, o peru, a carne de porco, a banana, a batata, o tomate, o leite, o ovo, amendoins, os moluscos, a soja, algumas frutas cítricas e o peixe.

Já na intolerância alimentar ocorrem reações adversas ocasionadas pelos alimentos, mas que não envolvem o sistema de defesa do organismo. A intolerância mais comum é a do leite, que é provocada pela falta da enzima lactase no nosso corpo, responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose).

Entre as substâncias que já foram relacionadas à intolerância estão os conservantes, os intensificadores de sabor, os corantes e acidulantes, ou seja, aditivios químicos encontrados nos produtos industrializados.

Para o diagnóstico bem feito, é preciso que o nutricionista faça um levantamento do histórico familiar, a descrição dos sinais e sintomas e o tempo decorrido a partir da ingestão de determinada comida, a lista dos alimentos suspeitos e a quantificação do alimento para o aparecimento dos sintomas. Isso sem contar testes bioquímicos e imunológicos.

O tratamento da alergia e da maioria das intolerâncias alimentares é feito com a exclusão de certos alimentos do cardápio ou com a redução de sua quantidade na dieta. A partir de então, é necessário sempre ler os rótulos dos produtos com o objetivo de identificar as substâncias alergênicas.

Mas, atenção, se determinados alimentos forem vetados definitivamente do seu dia a dia, você deve procurar substituí-los por outros fornecedores dos mesmos nutrientes. É esse, justamente, o objetivo da orientação alimentar: identificar o alimento agressor, através da dieta de eliminação, e evitar deficiências nutricionais, substituindo os alimentos causadores das manifestações adversas por outros nutricionalmente semelhantes.

Detalhe: uma pessoa pode ter alergia e intolerancia ao mesmo alimento - Intolerancia á lactose do leite e alergia à proteína do leite de vaca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei as informaçoes aqui contidas . minha bb tem alergia multipla ..

http://malucontraaalergiaalimentar.blogspot.com