domingo, 3 de maio de 2009

Dicas de como obter o ferro dos vegetais!!


O ferro de origem vegetal (Fe+++) é de baixa biodisponibilidade se comparado ao ferro de origem animal (Fe++). Isto quer dizer que a absorção e utilização do ferro encontrado em produtos de origem vegetal é menor. Alguns fatores odem interferir nessa biodisponibilidade.

Cana de açúcar assim como melaço de cana são fontes de ferro, porém de baixa biodisponibilidade. Adicione um pouco de suco de limão ao caldo de cana, fica gostoso e com ferro biodisponível.

A biodisponibilidade do ferro do feijão, assim como ervilhas, também pode ser ajudada por vitamina C e cisteína, presente em limão e presente no arroz
respectivamente.

A soja é outra excelente fonte de ferro, e sua biodisponibilidade pode ser aumentada, fazendo o cozimento dos grãos e depois do choque térmico, refogar com vegetais cítricos, como tomate, e brócolis. Ou então consumir uma granola ou musli com grãos ou farinha de soja que contenha grãos ou farinha de aveia ou aveia em flocos. Soja fermentada (tofu) também é muito disponível.

O ferro do açaí também é pouco biodisponível, portanto é preciso ajudar no processo de sua absorção com frutose, vitamina C e riboflavina (B2). Bata a polpa de açaí evitando o excesso de banana pois tem muito tatnino e coloque um pedação de mamão. Detalhe: já existe açaí em pó, bem interessante para ser utilizada em refeições de criança por exemplo pelo elevado teor de gordura de ótima qualidade, visando aumentar a densidade energética.

Beterraba também tem ferro. Meia xícara de beterraba crua(60g) tem cerca de 0,5mg de ferro, porém pouco biodisponível. Um suco de laranja com beterraba e cenoura resolve o problema.

Vale lembrar que todas as folhas verde escuras são fonte de ferro e em uma salada rica em vegetais fontes de vitamina C ou batidas em sucos, aumentam bem a sua biodisponibilidade. Só não conte muito com o espinafre pelo alto teor de oxalatos neste vegetal.

4 comentários:

Nutrição disse...

Beleza de informação professor!!
E no momento oportuno, pois estava justamento fazendo observações a esse respeito para os consumidores de açaí.
Suas orientações nutricionais vem sendo de grande valor.

Sou grata
Líli

Leandra Motta disse...

Muito boa essas informações...
Olá, Fui sua Aluna, não sei se você lembrar, mas enfim, etou acompanhado diariamente seu blog. Essas informações são maravilhosas e valem ouro!
Sou muito grata, por continuar obtendo suas informções... Você é um excelente profissional e tenho orgulho de ter tido o Sr. como meu professor de dietoterapia e fisiopatologia...

Leandra Motta

Henrique F Soares disse...

Que bom que as informações estão ajudando.

Leandra, lembro de você sim e de boa parte da turma. Venha sempre.

Abraços.

Anônimo disse...

mto boa essa materia
não me alimentando direito
tem vez que fiko mais de5 dias sem comer nada
naõ sinto fome e tomo meu remedio sibutramina
minha pele está muito branquela horrivel
e meus cabelos estão caindoo,sinto mta dor na cabeça
so quero fikar deitada e mais nada
estou mto estressada
e me afastei das pessoas pois são todas falsas
que dizem que eu esttou emagreçendo mto
secandoo mas realmente na balança marca que eu emagrçi 15 kilos em 1 mês e meio
mas sempre que eu olho no espelho estou cada vez mais gordaa porque?
minha mae disse que vai me leva no mediko mais eu não vo
porque ele vvai me dar vitamina e isso ingorda coisa que eu não
quero
até pareçe smp olho no espelho e to mais gorda imagina se eu toma a vitamina então tenho mta dor de cabeça mminha vista sempre do nada começa a fika embaçada