terça-feira, 26 de maio de 2009

Ficar sem comer engorda


Os trabalhos que demonstram que ficar em jejum por tempos prolongados pode levar à obesidade são cada vez mais comuns. Um recentemente publicado mostra que a grelina (na forma acetilada ou desacetilada), hormônio produzido no estômago vazio e já bem conhecido pela sua capacidade de aumentar o apetite, foi capaz de aumentar também as enzimas envolvidas na lipogênese (formação de gordura), como acetilCoa carboxilase, ácido graxos sintase e citrato liase. Além disso, enzima que hidroliza triglicerídios e coloca para o interior da célula adiposa, lipoproteína lipase, também aumentou. E uma aspecto fundamentaL; aumento da gordura visceral, que leva à problemas cardiovasculares, diferente da gordura subcutânea, que apresenta mais alterações estéticas.

A conclusão importante é que novamente temos um reforço na literatura para confirmar a necessidade de se fracionar a dieta e comer várias vezes ao dia, de 3 em 3 horas e casos mais graves de 2 em 2 horas.

3 comentários:

Paolla disse...

Oi Henrique lembra de mim?
Muito original sua ideia de criar o blog, pois é uma continuidade das suas aulas.
Venho aqui agradecer essas informações tão importantes para a nossa profissão que está aqui tudo de graça, basta apenas nos termos a capacidade de ler e estudar!!!!
Abraços
Paolla

Unknown disse...

Claro que lembro. Vi sua foto nos seguidores. Fiquei feliz de vê-la. Faça bom proveito do blog. Participe, vote, deixe comentários. Este é mais um espaço, mais uma ferramenta para o crescimento da profissão do nutricionista.

Daiana Mendes Nutricionista disse...

Olá Henrique tbm fui sua aluna e continuo te seguindo, seja aqui ou em palestras promovidas, que por sinal está ótima a de obesidade, dia 5 de abril estarei lá!!!
Faço minhas as palavras de Paolla.
Muito bom seu blog e recomendo muito!!!rs
Grande abraço,
Daiana Soares