quinta-feira, 21 de maio de 2009

Folha magra que emagrece 2


A Cordia salicifolia cham (nome científico) ou Cordia ecalyculata Vell (nome botânico) ou Porangaba ou laranja do mato (nomes popularesd) é uma planta brasileira, muito comum em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Acre e Goiás, conhecida comercialmente como folha magra ou pholia magra. O que foi possível ler até o momento de trabalhos ainda incipientes é que a quantidade de alantoína desta planta é muito alto e portanto sua capacidade antiinflamatória também. Neste aspecto, a capacidade de reduzir a inflamação do adipócito visando tratamento da obesidade (especialmente abdominal) com manutenção do peso perdido é fundamental. Outro aspecto é fato de ser inibidora do apetite por reduzir os receptores CB1 no centro hipotalâmico; como age no sistema nervoso central, não recomendo o uso por conta própria, e o risco de se associar com outros nutrientes ou fitoterápicos que possam agir no mesmo local é grande; se for na forma de infusão (chá) os efeitos são menores, portanto, usar com chá verde pode ser uma boa, mas sem estar em jejum para ir malhar. As dosagens para uso podem variar de 150mg a 500mg, 30 minutos antes das refeições. Li relatos do uso também como cicatrizantes gástrico, ou seja, pode ser avaliado pelo nutricionista, seu uso em casos de gastrite e úlcera.

atenção: Há dois tipos de porangaba sendo comercializados no mercado porque existem duas plantas com o mesmo nome. A porangaba "verdadeira" é a cultivada no Sul do País. Já a "falsa", conhecida como chá de bugre ou congonha de bugre, cresce facilmente em qualquer região. Essa última tem outro nome científico: Casearia sylvestris ou Rudgea viburnoides (Cham.) Benth. (Rubiaceae). Os resultados fornecidos pelas duas plantas são parecidos, mas a Cordia salícifolia apresenta resultados mais interessantes. Procure um nutricionista funcional para fazer corretamente o tratamento.

7 comentários:

Patricia nutricionista disse...

Qual seria a recomendação diária da infusão de folha magra para auxiliar no tratamento de emagrecimento.

Eliane disse...

Olá, gostaria de saber se lactantes pode ingerir estas capsúlas normalmente..??

Unknown disse...

Estou utilizando capsulas de 150.Qtas vezes devo tomar a mesma durante ao dia?Estou ingerindo a mesma em jejum e ao deitar, estou utilizando a mesma corretamente?Desde já agradeço a resposta.

BiaeBel disse...

Oi Henrique, eu já estou tomando a sibutramina, vc já ouviu comentários que se utilizar a Pholia magra concomitantemente tenha algum efeito colateral?

Karine disse...

Oi, faço uso de antidepressivos, e gostaria de saber se posso tomar o chá de folha magra,sem ter nenhum prolbema já q ele age tbm no sistema nervoso central?

mariza disse...

mariza pereira
jausei polhia magra por 3 meses e nao perdi nada.
sera que e por que faço uso de atideprssivos?

Valentina FFilipi disse...

Olá, estou fazendo uso do antidepressivo BUP, e estou tomando o chá da folha magra. Você sabe se realmente se usa 2 colheres de sopa de chá para 1 litro de água? Será que essa dosagem tem efeito emagrecedor?