domingo, 10 de maio de 2009

Risco dos transgênicos


BRASIL NÃO TEM CONTROLE SOBRE MILHO TRANSGÊNICO

"Produtores do Paraná dizem não ter estrutura para colher, transportar e estocar a primeira safra de milho transgênico do Brasil de maneira que ela fique segregada da produção convencional, relata Agnaldo Brito. A decisão de não separar os tipos de cultivo amplia o descontrole em relação ao uso de produtos modificados geneticamente na indústria de alimentos".

Matéria publicada hoje no jornal Folha de São Paulo deste domingo. Mais um motivo para priorizar consumo de alimentos orgânicos.

6 comentários:

Lyly Cabral disse...

Olá, bom dia!
Esse assunto foi tema de um trabalho em sala de aula(Nutrição Experimental).
Mas a minha pergunta é outra:"Quais os critérios para se indicar probióticos(suplementação)a um paciente?Quais alimentos ou grupo de alimentos ele deve ficar restrito durante o período da suplementação?"

Att.LíliCabral

Unknown disse...

Não existem critérios, existe a avaliação dos sinais e sintomas que o paciente apresenta e a capacidade técninca de cada nutricionista em avaliar aquele problema, se é por falta de probioticos. Ex: hipercolesterolemia, alergia, alopecia, constipação, são sinais de que a saude intestinal não vai bem, logo é possível a indicação de probioticos. Restrição de qualquer coisa deve ser feita de forma individual. O nutricionista funcional precisa avalar o seu paciente é ver as reais necessidades de restrição. Muitos não vão precisar restrigir nada, mas se por exemplo estiver fazendo dieta de destoxificação, ai sim.

Lyly Cabral disse...

Ok, professor.
Quer dizer que,se o indivíduo não está apresentando sinais e sintomas após ter feito o uso de antibióticos(ex:amoxilina),no combate do H.Pylori, não é necessário a dieta de eliminação?
Ou o que é preciso atenção nesse caso antes do probiótico?Só leite e seus derivados?

Grata por sua atenção
Líli Cabral

Patty Chagas disse...

Lyly,

vou dar um pitaco..rss

Olha dificilmente uma pessoa q acabou de tomar antibióticos e q já tem histórico de H. pylori não irá apresentar alguns sinais e sintomas!
Bom, de cara probióticos ele já vai precisar né? Pq a amoxilina destruiu grandeeee parte da microbiota.
Preste atenção nos sinais e sintomas específicos q tal pessoa está tendo..ai sim vc poderá saber o q deverá eliminar!!!

beeijos!!!

Unknown disse...

Olá Paty,
grata pela colaboração.

Líli Cabral

Unknown disse...

Que legal isso, finalmente meu objetivo com este blog foi atingido. Promover o debate em torno dos temas da nutrição. O blog não é meu, é de todos. Obrigado Lili, Paty, e todos que vem. Escrevam mais, é assim que a nutrição vai crescer.
detalhe: antes de colocar o ptobiotico, é preciso eliminar alergenos e xenobitocos, ou seja, retirar ou reduzir ao maximo tudo que for potencialmente alergenico para aquela pessoa.