terça-feira, 9 de junho de 2009

POLPA DE BANANA VERDE

No fim de semana ministrei uma aula sobre alimentos voltados para síndrome metabólica, e comentei sobre a biomassa da banana verde. Há algumas formas que diferem na maneira de fazer, mas eu prefiro assim:

Lave bem com esponja e detergente 10 bananas nanicas verdes, cortando as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida leve a uma panela de pressão de 7 litros com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Conte 8 min a partir do inicio da pressão da panela, desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até totalizar 20 minutos de cocção. Separe as cascas das polpas e coloque as polpas bem quentes no processador/liquidificador, triture ate que fique uma massa homogênea (talvez precise de um poquinho de água). Armazenar em geladeira (ate 1 semana) ou congelar por 3 meses, em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou microorganismos). Colocar um pouco de canela pode ajudar no sabor. O redimento é cerca de 500g.

Excelente fonte de amido resistente, fundamental para o controle da ecologia intestinal.

Sugestões:


Suco especial:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa rasa de linhaça
- 1 colher de sopa (ou 1 cubinho) da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e tome.


Sopa de banana verde e curry

PREPARO: 15 minutos
RENDIMENTO: 4 porções

Ingredientes
 1/2 cebola bem picada em cubos
 1 dente de alho espremido
 1 col. (sopa) de azeite
 2 bananas maduras, sem casca, cortadas em rodelas
 4 col. (café) de curry
 1 col. (café) de curcuma em pó
 1 litro de caldo de legumes, carne ou frango
 1 xíc. (chá) de biomassa de banana verde
 sal a gosto
 50 ml de creme de leite light

Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as bananas maduras e misture o curry e o curcuma. Mexa até que as bananas se desmanchem. Acrescente o caldo e deixe ferver em fogo brando. Coloque a biomassa de banana verde e misture, em fogo baixo, até que a sopa ganhe consistência e a mistura fique homogênea. Adicione sal a gosto. Bata tudo no liquidificador. Depois, passe o líquido por uma peneira fina. Leve novamente ao fogo e acrescente o creme de leite. A consistência não deve ser rala ou muito densa. Corrija o tempero, deixando o sabor levemente picante e adocicado. A cor amarela intensa predomina, por conta da presença das especiarias.
Fonte desta receita: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/18/artigo11175-2.asp



obs: fiquei sem babá de novo. Estou em falta com alguns compromissos profissionais, me desculpem, normalizo assim que voltar para casa. Se alguém souber de pessoas interessadas em dormir, por favor, coloquem uns dados mínimos no blog e formas de contato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique pode ser banana prata?
obrigada
Erica

Henrique F Soares disse...

Pode, mas eu não acho muito gostoso. Experimente.

Neuza Duraes disse...

Oi, faço sopa da banana verde ,só com a banana verde e não coloco creme de leite, aprendi desde adolescente com minha mãe. Fica muito bom também, dá até pra colocar como recheio pra lanche, fica uma delicia.