domingo, 21 de junho de 2009

Desvendando as maçãs!!

A maçã tem se apresentado como um dos alimentos com grande propriedade no tratamento de várias enfermidades. Há trabalhos mostrando redução de câncer de fígado e cólon, bem acomo atividade no paciente diabético por redução da atividade amilase pancreática (baixo índice glicêmico) e estimular a diurese da glicose (mais um efeito para reduzir glicemia). Além disso, a maçã tem sido relacionada e efeitos inibidores de peroxidação lipidica, reduzindo a oxidação da LDL e do HDL, e até efeitos contra a toxina do vibrião colérico(cólera).
Boa parte destas ações se deve à grande quantidade de fitoquímicos presentes na maçã. Os principais são a quercitina, o ácido gálico, ácido málico, catequinas, ácido clorogênico, floridzina e floretina. Trabalho publicado por autores da Universidade de Cornell (EUA), mostra que dentre 11 alimentos, a maçã foi a segunda com maior propriedade antioxidante. Dentre as variedades da maçã, destacam-se as variedade fuji, gala e vermelha (bastante comuns em nossos mercados), pelo alto teor de ácido gálico e catequinas. O trabalho faz um apanhado importante de informações a respeito destra fruta, confirmando a necessidade da ingestão da casca da maçã, bem como a perda de muitos nutrientes quando da elaboração de sucos ou polpas. Os autores também avaliam que quando o suco da maçã é feito com outras frutas antioxidantes, a perda de antocianinas por exemplo é bem menor. Importante: vale lembrar que a maçã é uma importante fonte de fibras solúveis, fundamentais para a manutenção da saúde intestinal, saciedade para redução da ingestão calórica e que as fibras e vários outros componentes não são encontrados no chamado extrato padronizado de maçã, o que alguns pesquisadores defendem (cuidado com o lado comercial do que divulgam por aí). Fora o prazer de se comer um frango assado com passas e requeijão, feito com uma "cama" de rodelas de maçã (fuji ou gala, tem que ser azedinha).

Ex de suco: suco de maçã, maracujá e raspas de genbibre.

3 comentários:

Ni disse...

Olá, Henrique, tudo bom?
Quem está falando é Nina. Tive aula contigo a muitos anos atrás na UnB.
Gostaria de saber se você sabe alguma coisa ou tem algum artigo que trate sobre o vinagre de maçã.

obrigada.

Nina Amorim

lena disse...

olá, boa noite!
Gostaria de saber se a maçã tem caloria negativa?

E qual a substância que tem na casca que solta intestino presso?

Henrique F Soares disse...

lena, desculpe, mas isso de alimento de caloria negativa bioquimicamente não existe, por isso não tenho como lhe dar uma resposta. Me perdoe.