domingo, 21 de junho de 2009

Desvendando as maçãs!!

A maçã tem se apresentado como um dos alimentos com grande propriedade no tratamento de várias enfermidades. Há trabalhos mostrando redução de câncer de fígado e cólon, bem acomo atividade no paciente diabético por redução da atividade amilase pancreática (baixo índice glicêmico) e estimular a diurese da glicose (mais um efeito para reduzir glicemia). Além disso, a maçã tem sido relacionada e efeitos inibidores de peroxidação lipidica, reduzindo a oxidação da LDL e do HDL, e até efeitos contra a toxina do vibrião colérico(cólera).
Boa parte destas ações se deve à grande quantidade de fitoquímicos presentes na maçã. Os principais são a quercitina, o ácido gálico, ácido málico, catequinas, ácido clorogênico, floridzina e floretina. Trabalho publicado por autores da Universidade de Cornell (EUA), mostra que dentre 11 alimentos, a maçã foi a segunda com maior propriedade antioxidante. Dentre as variedades da maçã, destacam-se as variedade fuji, gala e vermelha (bastante comuns em nossos mercados), pelo alto teor de ácido gálico e catequinas. O trabalho faz um apanhado importante de informações a respeito destra fruta, confirmando a necessidade da ingestão da casca da maçã, bem como a perda de muitos nutrientes quando da elaboração de sucos ou polpas. Os autores também avaliam que quando o suco da maçã é feito com outras frutas antioxidantes, a perda de antocianinas por exemplo é bem menor. Importante: vale lembrar que a maçã é uma importante fonte de fibras solúveis, fundamentais para a manutenção da saúde intestinal, saciedade para redução da ingestão calórica e que as fibras e vários outros componentes não são encontrados no chamado extrato padronizado de maçã, o que alguns pesquisadores defendem (cuidado com o lado comercial do que divulgam por aí). Fora o prazer de se comer um frango assado com passas e requeijão, feito com uma "cama" de rodelas de maçã (fuji ou gala, tem que ser azedinha).

Ex de suco: suco de maçã, maracujá e raspas de genbibre.

3 comentários:

Ni disse...

Olá, Henrique, tudo bom?
Quem está falando é Nina. Tive aula contigo a muitos anos atrás na UnB.
Gostaria de saber se você sabe alguma coisa ou tem algum artigo que trate sobre o vinagre de maçã.

obrigada.

Nina Amorim

lena disse...

olá, boa noite!
Gostaria de saber se a maçã tem caloria negativa?

E qual a substância que tem na casca que solta intestino presso?

Unknown disse...

lena, desculpe, mas isso de alimento de caloria negativa bioquimicamente não existe, por isso não tenho como lhe dar uma resposta. Me perdoe.