quinta-feira, 4 de junho de 2009

Plástico e sua saúde




Dioxinas, bisfenol-A(BPA) e ftalatos são compostos encontrados nos plásticos e que estão relacionados com uma série de doenças, e especial disturbios neurologicos (alzheimer, parkinson, esquizofrenia), diabetes, câncer, alterações na tireóide e na hipófise (leia artigo clicando aqui). Estes compostos agem como disruptores endócrinos, ou seja, alteram o metabolismo de glândulas, hormônios, receptores, transportadores, entre outros. O problema é que eles podem passar para os alimentos, quanto maior for o tempo de contato, em especial, se for utilizado calor e se no alimento ou na preparação tiver gordura. Quanto mais mole for o plástico, mais haverá contaminação. Portanto, tome alguns cuidados, tipo: não coloque alimento quente em vasilhas plásticas (estilo tapeware), não congele alimentos em vasilha plástica por longos periodos, não coloque mamadeira de criança ou tapeware em microondas, não coloque filme plástico em contato direto com o alimento, não compre azeite em vasilha de plástico, não tome isotonicos nem refrigerantes em vasilha de plástico e assim por diante.

Há trabalhos que mostram que individuos contaminados com bisfenol A apresentam aumento de fosfatase alcalina e GGT. Consulte um nutricionista para ser avaliado.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá professor.
Notícia interessante!Quero saber se posso imprimir e anexar ao mural do Demec para que outras pessoas possam ter acesso?

Grata
Líli

Unknown disse...

Fique à vontade!!

Anônimo disse...

professor acabou de passar no programa da ana maria braga uma nutrologa ensinando ao contrário do vc colocou nesse artigo!!!
bjo Géssica 3 semestre

Unknown disse...

1 - Ana Maria Braga não é fonte de informação nutricional.
2 - Médico nutrólogo não é fonte de informação nutricional - Não sabem nada, apenas pegam carona, e ainda se acham no direito de sentar na janelinha.
3 - Leiam artigos, busquem informações, como eu faço. Vários trabalhos eu posto aqui, mas existem inúmeros nas revistas internacionais.
4 - Não perca seu tempo vendo Ana Maria Braga, aproveite para ler livros, periódicos, etc.

Anônimo disse...

Gostei da resposta.
Se as pessoas dedicassem pelo menos a metade do tempo em que ficam na frente da televisão, para leituras e pesquisas, absolutamente tudo seria melhor em suas vidas. Especialmente no fator alimentação. As pessoas não fazem idéia das coisas que estão consumindo num alimento industrializado, bebidas prontas.
Esse blog é um exemplo de boa leitura e tempo bem investido.
Grata / Alexandra / Blumenau-SC.